No final do mês passado, coloquei aqui alguns dados de audiências da rádio respeitantes a Junho de 2014. Um colega, muito ligado ao assunto, deu-me informações mais aprofundadas, que eu não podia fornecer por não ter acesso a esse detalhe.
Assim, os ouvintes mais jovens, dos 15 aos 24 anos, ouvem sobretudo a Comercial e a RFM. As rádios Cidade e a Mega Hits vêm logo a seguir mas com valores mais baixos, por não terem rede FM com cobertura nacional (embora sejam os projectos mais vocacionados para este grupo etário). Depois, os jovens adultos dos 25 aos 34 anos ouvem sobretudo a Comercial e a RFM. A Cidade e a Mega também têm audiências significativas, mas mais baixas que no grupo etário anterior.
Já os adultos dos 35 aos 44 anos ouvem sobretudo a RFM e a Comercial. Das restantes rádios, destacam-se ainda a TSF e a Renascença com 5,7% e 5,3%, respectivamente, enquanto outras rádios têm menos de 4%. Os adultos dos 45 aos 54 anos mantêm a preferência pela RFM e Comercial, a que se segue a Renascença. Enquanto os adultos dos 55 aos 64 anos preferem sobretudo a Renascença e a Antena 1, os adultos de mais de 64 anos ouvem a Antena 1 e a Renascença.
Como conclusão, os ouvintes até aos 54 anos preferem claramente duas rádios musicais – Comercial e RFM, com audiências bastante acima das restantes. A Comercial é mais ouvida que a RFM entre os ouvintes até aos 34 anos e a RFM é mais ouvida que a Comercial entre os ouvintes com mais de 34 anos. Os ouvintes com mais de 54 anos preferem duas rádios generalistas – a Renascença e a Antena 1.
[todos os dados a partir da Marktest]
Assim, os ouvintes mais jovens, dos 15 aos 24 anos, ouvem sobretudo a Comercial e a RFM. As rádios Cidade e a Mega Hits vêm logo a seguir mas com valores mais baixos, por não terem rede FM com cobertura nacional (embora sejam os projectos mais vocacionados para este grupo etário). Depois, os jovens adultos dos 25 aos 34 anos ouvem sobretudo a Comercial e a RFM. A Cidade e a Mega também têm audiências significativas, mas mais baixas que no grupo etário anterior.
Já os adultos dos 35 aos 44 anos ouvem sobretudo a RFM e a Comercial. Das restantes rádios, destacam-se ainda a TSF e a Renascença com 5,7% e 5,3%, respectivamente, enquanto outras rádios têm menos de 4%. Os adultos dos 45 aos 54 anos mantêm a preferência pela RFM e Comercial, a que se segue a Renascença. Enquanto os adultos dos 55 aos 64 anos preferem sobretudo a Renascença e a Antena 1, os adultos de mais de 64 anos ouvem a Antena 1 e a Renascença.
Como conclusão, os ouvintes até aos 54 anos preferem claramente duas rádios musicais – Comercial e RFM, com audiências bastante acima das restantes. A Comercial é mais ouvida que a RFM entre os ouvintes até aos 34 anos e a RFM é mais ouvida que a Comercial entre os ouvintes com mais de 34 anos. Os ouvintes com mais de 54 anos preferem duas rádios generalistas – a Renascença e a Antena 1.
[todos os dados a partir da Marktest]
Sem comentários:
Enviar um comentário