domingo, 26 de maio de 2019

Bernardino Pires (1)

[interrompo o longo silêncio e quebro por dias o fim do blogue. Uma razão: a escrita de alguns textos sobre um fotógrafo que estou a descobrir, embora já tivesse falado dele aqui: Bernardino Pires]

O que se segue é um começo de ensaio sobre Bernardino Pires (1904-1977), ilustrador e desenhador gráfico na área da publicidade, tendo trabalhado para grandes empresas como a Ciba-Geyge (atual Novartis), de produtos farmacêuticos e para agricultura [enquanto tentativa, o presente texto pode ser alterado no sentido de melhorar as interpretações que se seguem].

Apaixonado pela fotografia, participou em concursos patrocinados pela Associação Fotográfica do Porto, a título individual e integrado em grupo restrito de amigos – Tertúlia Fotográfica "4+" –, ganhando variados prémios. A época de maior atividade fotográfica foi durante as décadas de 1950 e 1960. As imagens abaixo cobrem este período, sem se poder datar com maior rigor tal produção, e refletem a realidade do Porto e seus arredores. O espólio fotográfico de Bernardino Pires inclui negativos 6x6, 35mm, filmes, diapositivos e amplicópias.

Das imagens já disponibilizadas no Facebook por Daniel Pires, a quem agradeço toda a informação prestada e permissão para escrever sobre o pai, destaco algumas. Ainda sem um grande apuro estético, eu identifico as imagens como pertencentes ao estilo neorrealista. Várias fotografias representam espaços de trabalho artesanal, como agricultura e venda de peixe e de legumes. Lazer ou compromisso social são fornecidos em outras imagens. No conjunto, há ainda imagens consideradas mais artísticas, como o nevoeiro a encobrir a ponte D. Maria Pia (Porto).

O movimento da mulher que transporta o saco à cabeça retirado da carroça junto à ria (de Aveiro, julgo) mostra-nos uma pessoa ágil e decidida, a deslocar-se rapidamente e em equilíbrio. O ligeiro desfocar da figura feminina ilustra essa velocidade. A imagem não nos revela o rosto, apesar dos óculos, mas podemos concluir que o esforço denota uma tarefa de rotina. Olho ainda os pés descalços, marcador de uma época.

"Grupo de amigos" mostra um conjunto de cinco crianças em redor, que convergem a sua atenção compenetrada para o mais velho, vestido com casaco, à direita, a mostrar um objeto - que não consigo identificar. As crianças estão descalças e o local parece-me junto à Ribeira (Porto), dado existir uma outra fotografia em local parecido - venda de legumes. A análise ao vestuário das crianças daria um ensaio. A fotografia remete para a obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, Aniki-Bóbó (1942).

Bernardino Pires parece, por vezes, um fotógrafo tímido, pois as cenas são captadas por detrás. Talvez não quisesse perturbar os acontecimentos com a sua presença mas ficar-se no lado mais antropológico, como a imagem de homens montados em bicicleta. Eles estão em pausa e a escutar algo. Não nos são dadas muitas pistas mas vislumbra-se um homem ao fundo e voltado para os ciclistas. Distribuição de tarefas de trabalho? Escuta de relato de futebol no rádio (telefonia) em dia de domingo? A reunião iniciou-se sob a sombra de árvore mas o número de homens cresceu além da proteção daquela. Diversos indivíduos usam boinas. Na bagageira de algumas máquinas há embrulhos, talvez um lanche ou encomenda a entregar. Uma nota: as bainhas estão protegidas com molas, para evitar rasgões das calças junto dos pedais. Acrescento: à esquerda está um militar, à direita uma criança.

Menos habitualmente, o fotógrafo remeteu-nos para um universo mais abstrato mas sem descuidar o labor. Um exemplo desta modalidade é "Bicicleta", composição simétrica com troncos de madeira, certamente guardados em armazém. Cada tronco é um ponto branco de diferente tamanho. A bicicleta, a pá e as roupas constituem elementos suplementares de composição. Apesar de ser uma imagem a preto e branco, há cores distintas em cada um desses objetos.




Sem comentários: