terça-feira, 28 de maio de 2019

Bernardino Pires (3)

Bernardino Pires fotografou a loja de fruta no rés-do-chão e o primeiro andar habitado com floreiras e um pequeno santuário, além da varanda de ferro a toda a largura do prédio. Concentrou ainda a sua atenção no rapazinho que seguia pela rua dos Caldeireiros a atravessar a travessa do Ferraz, não muito longe da então prisão ao Campo dos Mártires da Pátria (onde estivera preso Camilo Castelo Branco).

O rapazinho preenche uma parte da fotografia do lado esquerdo. Vê-se que está afoito na rua, conhece-a bem. De calções, blusa aberta e uma mão atrás das costas, olha para o lado no momento em que desce do passeio. Quantos anos teria ele? Quatro? Cinco? Vai fazer um recado? Ou vai ter com um companheiro para uma brincadeira? Na mão esquerda ele transporta um objeto mas eu não consigo perceber o que é.

Volto ao edifício e ao exterior. No primeiro andar, percebe-se que o prédio tem azulejos a revestir o seu exterior, com um desenho de figura circular, a aparentar uma boa construção. A luz solar desce forte pela rua e obscurece a parede visível da travessa do Ferraz. Pela minha leitura, passaria pouco tempo depois do meio-dia. Assim, talvez o rapazinho tivesse chegado de uma brincadeira no jardim do Campo dos Mártires da Pátria, o Jardim da Cordoaria (de João Chagas) e a preparar-se para almoçar.

[na foto a seguir, a imagem do local obtida através do Google Maps. As comparações entre as duas imagens deixo-as a quem ler esta mensagem]



Sem comentários: