quinta-feira, 30 de maio de 2019

Bernardino Pires (5)

Na fotografia de Bernardino Pires em cima, vê-se a rua das Flores (Porto) quase até ao final, cheia de edifícios do século XVII em diante. O edifício da esquina com a rua Mouzinho da Silveira ostenta um anúncio que percorreu décadas de exposição - talvez o mais emblemático da cidade: "Vestir Bem e Barato Só Aqui". Só o reclame merecia ser considerado património nacional. Nem vestígios de automóveis, que vieram depois, nem esplanadas com guarda-sois a publicitarem cervejas e gelados, que existem hoje. Felizmente que agora, naquela rua encantadora que já foi de ourives e de ourivesarias, abriu um museu magnífico de arte sacra.

A fotografia tem outro plano, que me interessa explorar, a do muro à saída da estação ferroviária de S. Bento, um balcão para a cidade - para esta parte da cidade. Os dois homens da fotografia parecem desfrutar da paisagem exuberante, mostra da capacidade empreendedora da burguesia da cidade, que se desenvolveu com o comércio marítimo e fluvial ali mais abaixo.

Fardados (militares? taxistas?), talvez estejam apenas a observar algo que decorre mais à frente. Nós não sabemos mas imaginamos uma conversa mais acesa entre dois transeuntes. É um instantâneo que o fotógrafo não deixou perder, embora não nos tenha possibilitado conhecer a história toda.

A fotografia de Bernardino Pires em baixo também tem um pequeno muro como referência. Mas, ao contrário da anterior, em que o olhar dos homens fardados se virava para o exterior, a conversa entre namorados é para dentro. Possivelmente, estão a preparar o futuro do casal. Eles são jovens, elegantes e bem vestidos, ele com anéis nos dedos e ela com brincos (argolas), e bem penteados. Seria um passeio de domingo à tarde, com tempo para falar. Em dia quente, a conferir pela blusa e sapatos da rapariga. Um pormenor: o chão está sujo, pois um dos sapatos da jovem tem algo pegado ao tacão (papel? folha de árvore?).

O muro está colocado junto a um vale, pelo declive do fundo da imagem, se calhar um caminho onde corre o rio Douro (junto às Fontainhas). A rapariga ao lado, igualmente bem vestida, observa a paisagem, como os homens fardados da outra fotografia, a olhar para fora. A escarpa em frente não tem muitas árvores, talvez acácias e eucaliptos. O fundo da imagem tem um elemento estranho que não consegui interpretar - um drapeado. Não me parece ser um pano para toldo colocado em dia de festa. Ou, então, foi simplesmente uma falha no negativo.



Sem comentários: