segunda-feira, 21 de junho de 2021

Postes telefónicos

 Esta é, para mim, uma das mais bonitas e complexas imagens dos telefones. As informações sobre ela são escassas e a sua qualidade não ajuda muito. Sei que este par de postes de pinho, talvez de 15 metros, ligou as duas margens do rio Douro, entre Melres (Gondomar) e a fronteira de Vila Nova de Gaia e Castelo de Paiva (Sandim ou Pedorido) nos anos de 1930 e 1940.

Os postes estão seguros entre si por uma dupla forma de ferro, julgo, a reforçar equilíbrios. Há uma escada encostada a um dos postes. Para fazer descer o guarda-fios do outro poste, a escada teria de ser habilidosamente colocada nele, a ilustrar mais um esforço de perícia.

Os dois guarda-fios estão no alto dos postes, bem seguros por arneses. Eles não podiam sofrer de tonturas (acrofobia). Imagino esses guarda-fios como jovens mas experientes. Não sei calcular o número de linhas telefónicas, mas talvez umas vinte, nem sei o que estão a fazer concretamente. Mas parece-me que estão rigorosamente fardados, incluindo boné. A imagem não permite ver a saída das linhas telefónicas, mas, se se ampliar levemente, vê-se uma linha à esquerda dos dois homens. No chão, dando ordens ou seguindo o decorrer dos trabalhos, há três homens, o mais à direita com um braço no ar, talvez comandando o trabalho. O do meio, de boné e gravata, parece segurar os capotes ou gabardinas dos guarda-fios no alto dos postes.

Quantas tempestades enfrentaram estes postes? E quanto tempo demorava a reparar estas linhas? Como era difícil escalar os postes em tempo de chuva, com a superfície húmida e escorregadia? Porque se optou por fios aéreos e não se passou um cabo no colo do rio? Certamente que esta foi a opção seguinte. Ou surgiu logo o recurso a transmissões sem fios através de radiofonia?


O terreno onde se implantaram os postes era rural. Há sinais de uma videira segura em armação de ferro. À esquerda, vê-se uma habitação. Ao fundo, há uma pequena zona montanhosa, que, eventualmente, pode proteger a zona de ventos mais fortes.

Sem comentários: