segunda-feira, 15 de março de 2004

OS DEZ ANOS DA ENDEMOL

Em entrevista conduzida por Leonor Figueiredo, o Diário de Notícias de hoje conta como a Endemol chegou ao ponto em que está, quando se prepara para comemorar, amanhã, dez anos de actividade. A especialidade da Endemol, mais do que os reality-shows é o horário nobre, assegura Piet Hein, o director da Endemol em Portugal. Neste momento, a Endemol tem cinco programas no ar.

Pela entrevista ficamos a saber que a facturação baixou (de €24 milhões para 14 milhões), acompanhando a descida geral, que a Endemol trabalha com os três operadores de televisão, que o sistema português de avaliação de audiência é parecido com o do resto da Europa, caminhando para uma avaliação ainda mais fina, e que, num pequeno mercado como o nosso, não pode haver mais do que cinco ou seis produtoras independentes de televisão para projectos de horário nobre (prime-time). Criada em 1994 por dois produtores holandeses (John de Mol e Joop van den Ende) e, posteriormente, comprada pela espanhola Telefonica (telecomunicações), a Endemol produziu programas de sucesso como All you need is love, Chuva de estrelas, Perdoa-me, Academia de Estrelas, Médico de família, Acorrentados, Masterplan, Big Brother e Operação Triunfo. Apesar do peso dos reality shows, Piet Hein considera que programas como Chuva de estrelas não se inserem nesta definição.

Para a Endemol, o ideal é ter "toda a audiência" a assistir a um bom programa, aquele que consegue ganhar o público pretendido. E Piet Hein conclui que "Quase todos os nossos projectos são para o horário nobre, quer dizer para todas as idades, regiões e classes sociais". A outra pergunta da jornalista, sobre como ensaiam as ideias para novos programas, o mesmo responsável responde "Na Endemol há um grupo com autonomia e centros de criatividade em cada país. Simultaneamente há uma unidade de criativos na Holanda que fornece ideias e põe essas ideias à disposição de cada empresa". Após falar com os clientes e os anunciantes, a Endemol faz grupos de foco especializados que vêem a gravação da primeira série e dão o feedback de opinião.

Para quem quiser estudar a história, sociologia ou ficção da televisão, nos últimos doze anos e no nosso país, tem de, obrigatoriamente, estudar o fenómeno Endemol!

Sem comentários: