segunda-feira, 21 de novembro de 2005

QUEBRAR BARREIRAS DA RAÇA

audrey.jpgÉ o que nos diz a notícia ontem publicada no Sunday Times, a propósito da admissão de Audrey Pulvar, uma mulher das Caraíbas francesas com 34 anos e actualmente apresentadora do noticiário da noite do canal France 3, que atinge seis milhões de espectadores.

Claro que os recentes e graves incidentes que abalaram a França parecem vir dar a esta notícia. É que, quando Audrey Pulvar chegou há cinco anos a França, lhe disseram não estarem as audiências preparadas para uma apresentadora de raça negra. A televisão francesa nunca adoptara o sistema americano das quotas, mas a tendência será adoptar um estilo que reflicta nos ecrãs da televisão os 10% de habitantes que em França vivem mas são de outras paragens geográficas.

Audrey Pulvar começou a sua carreira como apresentadora de televisão há seis anos, na sua Martinica. Recentemente, em 2004, já em França, apresentava um noticiário regional em Marselha, área onde a Frente Popular (extrema-direita) tem 25% dos votos. Ora, o canal não perdeu audiência, o que significou aceitação. Agora, o salto, desde Setembro, num canal nacional, é mais ambicioso.

Sem comentários: