quinta-feira, 11 de maio de 2006

DEFENDIDA TESE SOBRE IMPRENSA REGIONAL NA UNIVERSIDADE DO MINHO

Hoje, ao começo da tarde, Victor Amaral apresentou a dissertação Temas e fontes na imprensa regional da cidade da Guarda, na Universidade do Minho, no Instituto de Ciências Sociais. Nesse trabalho, Amaral trabalhou os jornais A Guarda, Terras da Beira, Nova Guarda e O Interior, a partir de análise de conteúdo a 363 peças noticiosas (e 48 primeiras páginas) e de inquérito dirigido a jornalistas daqueles meios.

Para o novo mestre, a imprensa regional, caso da da Guarda, profissionalizou-se durante a década de 1990, e com ela as práticas de recolha e tratamento noticioso. Ele concluiu que 66,6% dos jornalistas auferem entre 500 e 750 euros mensais, 25% um valor inferior (365-500 euros) e 8,3% entre 750 e 1000 euros. Quanto à posse de carteira profissional de jornalista, um bom indicativo do tempo de actividade, 25% deles possui-a há mais de dez anos, 8% entre cinco e dez anos, 17% há mais de três anos e 17% há mais de um ano (25% sem carteira profissional).

Como grandes conclusões do trabalho, destacam-se as seguintes: 1) domínio da política (vida partidária, autárquica, debates municipais), seguindo-se a sociedade, 2) domínio de fontes oficiais (59%), 3) existência de menor número de notícias polémicas (262 de um total de 363), 4) jornalismo "oferecido" e planeado por fontes activas organizadas, 5) "ideologia" comum entre a gestão da comunicação das elites locais e as redacções dos jornais.

Victor Amaral, presentemente docente no Ensino Superior Politécnico da Guarda, foi chefe de redacção do semanário O Interior e um dos fundadores do jornal Terras da Beira, ambos na Guarda, e agora objectos de estudo.

Sem comentários: