quinta-feira, 10 de julho de 2008

A SOCIABILIDADE DA RUA


Tim Sieber, antropólogo americano, veio a Lisboa pela primeira vez em 1995, começando a familiarizar-se com os estudos antropológicos sobre cidades e ruas portuguesas e do sul da Europa.

Para ele, há abordagens específicas norte-americanas e dos países do sul da Europa no respeitante às cidades. Os estudos norte-americanos sempre se mantiveram alheados da análise das ruas, pois a sociabilidade emanada delas era ligada não à burguesia ou classe média mas às classes na base da pirâmide social, os pobres e a classe operária, sem falar de migrantes (raça ou etnia). Por exemplo, o sociólogo Elijah Anderson escreve sobre pessoas decentes e de rua, significando estas últimas os negros, o tráfego de droga e a polícia. Por seu lado, Richard Sennett entende que a família é uma fortaleza contra a esfera pública, criando uma ecologia social em que imigrantes, minorias e pobres habitam o centro histórico das cidades e as classes média e alta se refugiam em subúrbios dentro de condomínios fechados (gated communities).

Na Europa, e sobretudo em Portugal, a rua significa interacção, sociabilidade e integração. Sieber segue outros investigadores, destacando a heterogeneidade social no espaço público e nos bairros residenciais. Um desses estudos pertence a Graça Índias Cordeiro sobre as Escadinhas da Bica, onde a rua é um ponto estratégico de encontro e de observação. Tal explica, ou está por detrás de, a riqueza da taxinomia das ruas e vias públicas – becos, calçadas, escadas, escadinhas, travessas, praças, largos, pátios, ruas, avenidas e alamedas.

Sieber estuda textos clássicos sobre turismo em Lisboa. Fernando Pessoa escreveu O que o turista deve ver (1925), Norberto Araújo Peregrinações em Lisboa (1938-1939), José Saramago Viagem a Portugal (1985), este com 15 páginas dedicadas a Lisboa. Mas nenhum deles mostrou a cidade povoada por lisboetas, preferindo falar do património construído.

Quem aborda as ruas e as pessoas que lá se cruzam não são os escritores mas sociólogos, antropólogos e geógrafos. O que leva Tim Sieber a falar da rua onde viveu em 1998, à Alfama, onde descreve os moradores, as profissões, a memória que têm da rua e até um cão, o Péri. Apesar de pequena, a rua era um espelho da diversidade de Lisboa. Um espaço público como a rua é uma espécie de sala de visitas pública, um espaço flexível, uma variedade de actividades.

Por oposição, Tim Sieber fala da Expo’98 e da distinção de espaço público e privado, com um controlo social acentuado: os pobres, os trabalhadores, os velhos e as pessoas do campo estiveram excluídas do programa de actividades da Expo’98 assim como da habitação. Descreve até as barreiras naturais dessa zona habitacional, a completar até 2010, face a Moscavide e Prior Velho, por ausência relativa de rede intermediária de ruas.

O autor lembra as críticas a cidades planificadas como Brasília, em que os planos formais procuraram evitar a vida de rua. Contudo, 75% dos actuais residentes de Brasília vivem em espaços construídos pelo esforço popular fora das zonas planificadas. E Sieber conclui do seguinte modo: se as ruas estão vedadas às pessoas, elas acabam por criá-las.


Leitura: Tim Sieber (2008). "Ruas da cidade e sociabilidade pública: um olhar a partir de Lisboa". In Graça Índias Cordeiro e Frédéric Vidal (org.) A rua. Espaço, tempo, sociabilidade. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 47-62

Sem comentários: