sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CADERNOS DE ARTISTA NA MOSTRA IMPULSO, A INAUGURAR AMANHÃ EM SÃO PAULO


A Mostra Impulso abre amanhã, ao fim da tarde, na Galeria Emma Thomas, em São Paulo, como anunciei aqui há dias. Trata-se de uma colectiva de cadernos de artista organizada por Marcio Renée e com 24 artistas brasileiros. O conjunto dos trabalhos apresentados resulta da selecção entre mais de 100 cadernos analisados pelo curador.

Participam da exposição: Constança Lucas, Fabio Celassis, G4, Gui Mohallem, Laerte Ramos, m.luisa.lobo.editore, Renato de Cara, Thereza Salazar (com colaboração de Eduardo Jorge) [as imagens referem-se a esses autores pela mesma ordem], Wash Dellacqua, Ana Nitzan, Cildo Oliveira, Adriana Afortunatti, Alexandra Ward, Fabio Maia, Fabiola Notari, Fabiola Salles, Lais Sobral, Lucas Simões, Miguel Bandeira, Nicholas Petrus, Patricia Kondo, Sandra Lapage, Sonia Gomes e Sonia Magalhães.


Retiro da informação da organização o seguinte:
  • O "caderno de artista" (pode ou não se tratar de um caderno) recebe esse nome por conta da aproximação semântica da superfície onde os artistas organizam suas referências visuais, suas anotações e projetos das obras. São apenas uma parcela do registro do processo de criação e revelam detalhes muitas vezes ausentes da obra final. Não raro, os artistas constroem os cadernos como um projeto final, uma obra, objeto ou até mesmo uma escultura, daí a escolha do curador em investigar sua pluralidade e plasticidade. Ao idealizar a mostra “Impulso” Marcio Renée não apenas os eleva ao status de obra de arte, antes revela o processo de concepção, o embrião e em muitos casos a própria obra finalizada.

[os meus agradecimentos a Décio Hernandez Di Giorgi, pelo envio do material]

1 comentário:

Constança Lucas disse...

Obrigada pela nota da exposição, neste seu blog sempre tão presente e atuante.

abraços
Constança