sexta-feira, 17 de outubro de 2008

COMPANHIA DE TEATRO A ESCOLA DA NOITE, EM COIMBRA


Pelo blogue A Escola da Noite, ficamos a conhecer a actividade da companhia de teatro por altura da estreia de TNT [Tumulto no Teatro]. Trata-se de um novo teatro em Coimbra, no "coração da cidade", no espaço onde em 1550, no então Colégio das Artes, já se apresentava teatro.

Como se lê na apresentação da companhia:

  • A primeira vez que se apresentou um espectáculo de teatro no espaço do Pátio da Inquisição, corria o ano de 1550, reinava D. Afonso III, a Inquisição ainda só estava à espreita e o edifício chamava-se Colégio das Artes. A peça, de que não há registo de nome, era uma comédia em latim no estilo das de Plauto. O teatro escolástico era, no entanto, prática comum nos colégios da Coimbra quinhentista. D. João III fez mesmo publicar um alvará, em 1546, onde ordenava que a Universidade e o Colégio de S. Jerónimo representassem, todos os anos, uma comédia. Com a fundação do Colégio das Artes em 12 de Fevereiro de 1548, a prática do teatro ganhou ainda mais importância, uma vez que alguns dos mestres que ali ensinavam eram, à sua maneira, homens de teatro: Diogo de Teive, autor de duas tragédias sobre David e Judith; e George Buchanan, autor de Jephthes, sive votum e de Baptistes, sive calunia e tradutor do grego para latim da Medea e da Alcestis , de Eurípedes. Buchanan foi provavelmente também "encenador", uma vez que, em Bordéus, no Colégio de Guyenne, as peças da sua autoria eram representadas pelos seus alunos.

    A importância do Colégio das Artes, enquanto instituição cultural, deve-se em grande parte ao conjunto de humanistas portugueses, espanhóis, franceses, italianos, escoceses e flamengos que ali leccionavam sob a direcção de André de Gouveia. O ensino das humanidades: da filosofia, da retórica e da gramática, foi ali cultivado, além dos já citados, por mestres como João da Costa, Nicolas Grouchy e Guilhaume de Guérante. O séc. XVI em Coimbra é, do ponto de vista da cultura e do saber, notável: o Colégio das Artes surge no contexto de numerosos outros colégios espalhados pela cidade, muitos dos quais concentrados na zona da actual Rua da Sofia.

Em 1996, sobre o Pátio da Inquisição e a história do teatro aí feito, quando a companhia pela primeira vez se apresentava numa velha garagem adaptada à função teatral, o texto de apresentação acabava com um parágrafo novamente actual: "A Escola da Noite toma este espaço de volta".


Sem comentários: