segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A LINGUAGEM DO CINEMA

A Associação Portuguesa de Realizadores, em mensagem hoje publicada, mas que repercute textos dos dias anteriores, questiona os "Filmes só para quem eles querem, de preferência sem realizador, em inglês ou num linguajar televisivo-publicitário audiovisual". Isto a propósito da anunciada estreia do filme Second Life, produzido por Alexandre Valente (ver ainda os textos de João Lopes no blogue sound + vision e Diário de Notícias de ontem).

A Associação Portuguesa de Realizadores "é uma Associação de carácter cultural sem fins lucrativos que tem por objecto juntar os realizadores de filmes de ficção, documentário e de animação destinados ao cinema, à televisão ou a qualquer outra forma de exploração, em qualquer suporte, com o objectivo de: promover o desenvolvimento artístico do cinema português e da cultura cinematográfica em Portugal ou no estrangeiro; defender o cinema como expressão livre da arte; defender as liberdades e direitos artísticos, morais e profissionais da criação; participar na elaboração legislativa respeitante ao objecto da Associação e na evolução das estruturas do cinema; defender os interesses profissionais dos seus associados, encorajando o acesso à profissão e reforçando a colaboração e entreajuda entre os mesmos; levar a cabo actividades de promoção, produção, formação, programação, edição, exibição, distribuição (sem fins lucrativos)".

1 comentário:

Carlos disse...

É um filme português, óptimo. Há sempre curiosidade para ver cinema feito em português, por portugueses. Mas penso estar a dar-se demasiada importância a "este" filme. Será mesmo Second Life um grande filme?