Foi defendida ontem a tese de doutoramento de Angélica García Manso, Historia del cine e influjos cinematográficos en la filmografía de João César Monteiro, na Universidad de Extremadura.
Aquela que será possivelmente a primeira tese sobre cinema português a ser defendida em Espanha foi orientada pelo professor José Julio García Arranz, dentro do programa de doutoramento "El Arte como diálogo y transmisión interculturales y transfronterizos".
A autora, Angélica García Manso, é membro da AEHC (Asociación Española de Historiadores de Cine) e tem trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Teve uma bolsa de estudo na Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa e pertence ao Grupo de Investigación sobre Patrimonio Artístico del Área de Historia del Arte de la UEx.
O estudo centra-se na filmografia de João César Monteiro (1939-2003), director português cujas películas provocam polémica. Na tese de Angélica García, ela debruça-se sobre as principais obras de Monteiro.
Contacto da autora: angmanso@unex.es.
[agradeço ao vogal da Comissão de Doutoramento da Universidad de Extremadura o envio da informação]
Sem comentários:
Enviar um comentário