terça-feira, 24 de novembro de 2009

A CIDADE E OS SEUS CONSUMOS CULTURAIS


Plural de cidade: novos léxicos urbanos é um livro organizado por Carlos Fortuna e Rogerio Proença Leite e editado recentemente pela Almedina. Lê-se no começo da apresentação do livro: "Plural de cidade são as cidades que existem dentro da cidade. Não é um conjunto diverso de cidades, nem uma questão de geografia. Plural de cidade são os territórios díspares que fazem a cidade, as políticas sócio-urbanas e a sua ausência, o atropelo aos direitos e as paisagens de privilégio, as formas de segregação e a ostentação, a cultura, a saúde, o emprego, o dinheiro, o futuro e, ao mesmo tempo, a falta de todos eles".

Além dos organizadores, o livro traz textos de autores como João Teixeira Lopes, Eva Vicente, Silvana Rubino, Paulo Peixoto, Lúcia Bógus, Cristina Meneguello, Luciana Mendonça, Eugénia Rodrigues e outros.

Ana Rosas Mantecón escreve sobre consumos culturais (pp. 299-317). Daí analisar o campo cultural, os públicos e a sua formação, os pactos de consumo (as negociações dentro e fora do campo cultural) e de leitura e de inteligibilidade e as margens de acção dos públicos. Claudino Ferreira estuda os intermediários culturais, que fazem funcionar os circuitos culturais e asseguram a mediação entre a criação e produção da cultura, por um lado, e a recepção e consumo, por outro lado. Por vezes, escreve, a intermediação cultural confunde-se com o próprio sistema de produção das indústrias culturais (p. 322).

Sem comentários: