quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A RÁDIO COMO VEÍCULO DO ENSINO DO PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU

Em Canchungo, a 24 de Abril de 2008, Marcolino Elias Vasconcelos, professor – sobretudo de língua portuguesa – no Liceu Regional Hô Chi Minh, e António Alberto Alves, sociólogo e voluntário, iniciaram o programa Andorinha na Rádio Comunitária Uler A Baand, com o objectivo da promoção da língua portuguesa e da cultura em língua portuguesa. Desde então, mantém a periodicidade semanal, todas as quintas-feiras entre as 20:30 e as 21:30 na frequência de 103 MHz.

De imediato, para responder a diversas solicitações de apoio educativo, jovens estudantes tomaram a iniciativa de se organizarem em bankada*, para ouvirem o programa Andorinha e "praticarem a oralidade e ultrapassarem o receio de falarem em português".

Ao longo desse ano, constituíram-se bankadas nos bairros da cidade de Canchungo (Betame, Pindai, Catchobar, Tchada, Djaraf, rua de Calquisse, Bairo Nobo) e em algumas tabanka (Cajegute, Canhobe, Tame). Complementarmente, foi constituída a bankada central Andorinha, que concentra as suas actividades no Centro de Desenvolvimento Educativo de Canchungo e que tem organizado algumas iniciativas: sessões de vídeo, acções de sensibilização em escolas, feira do livro.

Ler mais no blogue Andorinha em Canchungo.

* Bankada é um grupo informal mas estruturado, sobretudo de jovens, que se juntam num local na rua, para ouvirem rádio – neste caso, o programa Andorinha e para praticarem a oralidade em língua portuguesa.

Sem comentários: