terça-feira, 4 de junho de 2019

Bernardino Pires (8)

A história desta fotografia de Bernardino Pires é rapidamente apreensível, pelo que não vou escrever sobre ela. Mas interpreto alguns elementos secundários.
Mau grado o centro da imagem, a atenção das pessoas está no oposto. Logo mais dificuldades - não sabemos o ano, a rua e o que está a passar-se nas costas do homem dos gelados. Das figuras, olho para a esquerda: há duas crianças, uma com luz solar a banhar a sua cabeça e a outra de mão dada com a mãe. Logo a seguir, uma mulher madura segue de calçada com sapatos de tacão alto. Ela tem dificuldade em se movimentar - trocou a comodidade pelo lado de vaidosa que vai à festa. À direita, duas mulheres fotografadas servem para ajudar a identificar aproximadamente a época através dos penteados - meados da década de 1950.
O dia é de festa. Arrisco a que seja em junho, no tempo dos santos populares. A dimensão da rua não me permite reconhecer a localização, pelo que só posso especular. Três pistas: a rua tem um empedrado habitual na cidade, apresenta um perfil horizontal e ao fundo há outra rua que sobe, que podem eliminar algumas dúvidas de localização.
(espólio do filho Daniel Pires)


Sem comentários: