domingo, 28 de maio de 2006

INDÚSTRIAS CRIATIVAS

As notícias sobre o ensino têm-nos falado da redução da licenciatura para três anos (em discussão séria desde o ano passado) e da participação dos pais na classificação dos professores (nos media de hoje). Se me parece redutor a atribuição do grau de licenciatura no mesmo período de tempo que o antigo bacharelato, desprestigiando a designação, a intervenção dos pais na avaliação dos professores parece-me um risco. Se eu sou exigente para com um aluno mas o pai ou mãe dele julga que eu sou violento e exagerado, que posso fazer?

Por isso, nos tempos livres, preparo-me afincadamente para uma profissão alternativa no campo das indústrias criativas. O meu sonho é conseguir fabricar pastéis de nata, mas, por enquanto, fico-me no território do peixe grelhado (douradas e robalos), que serviram o almoço de hoje.


2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rogério

Não começe pelos pasteis de nata, porque exigem várias operações delicadas (a feitura da massa que vai receber a calda não é das menores). Mas existem muitas receitas de doçaria que são bem fáceis de fazer (já o fizemos cá em casa com as nossas filhas para lhes dar capacidade de se governarem sózinhas.

A questão da avaliação dos porfessores parece-me apenas um remendo. Por exemplo, os professores e liceu da minha filha mais velha fazem tudo para afastar os pais da escola, no entanto acho que esse instrumento tem de ser muito bem pensado (e realmente não sei se eles pensam lá pelos lados do ME) ou só servirá para mais antagonismo.

taparuere disse...

Quanto aos professores n sei, já os pasteis de nata, gostava mt de me fazer convidada para cobaia, se for preciso!