sexta-feira, 10 de agosto de 2007

BERND BECHER


O Arte Photographica, um dos blogues convidados do jornal Público, pertence a Sérgio B. (Barreiro) Gomes, que se inspira "na ousadia empreendedora da revista A Arte Photographica (1884-1885), exemplo pioneiro da paixão pelos assuntos estéticos e técnicos da fotografia no Portugal de Oitocentos".

Hoje, Sérgio B. Gomes publica um texto naquele jornal de qualidade sobre a morte de Bernd Becher, o elemento masculino do casal Becher, que se dedicou, durante quase cinquenta anos, a fotografar depósitos de água, elevadores e torres de carvão, silos, altos fornos e outras estruturas da revolução industrial entretanto tornadas obsoletas (em
21 de Agosto de 2005, eu escrevera sobre o casal, a partir de uma exposição da colecção Joe Berardo no Centro Cultural de Belém - Construir/Desconstruir/Habitar).

Foi um trabalho de "obsessão apaixonada", escreve o jornalista. Tratou-se, continua ele, "de um meticuloso programa de documentação fotográfica, minimalista e conceptual", ou, de outro modo, "uma forma sistemática e tipológica de fazer arqueologia industrial".

Trata-se de um texto que aconselho a ler na totalidade (ver o blogue Arte Photographica).

Sem comentários: