domingo, 27 de maio de 2018

Contributo para o conhecimento da produção do disco

Durante muitos anos, parte das etapas da produção da indústria discográfica era feita fora do país, caso dos acetatos, a base da multiplicação de exemplares do disco ( Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França). Primeiro, as matrizes eram de cobre, passando depois a níquel (como se observa numa das imagens), material mais resistente e flexível. Os sons estampados na matriz eram transmitidos por meios eletrolíticos (de eletrólise) para o vinil do disco. Cada matriz podia ser usada para a impressão de 300 exemplares, em média. A Rádio Triunfo, a primeira editora do país, iniciaria o processo fabril de corte de acetatos e produção das matrizes de cobre em Portugal em 1960, em unidade fabril instalada na rua do Campo Lindo, no Porto.

Dentro do processo tecnológico, nasceram profissões como verificadora da qualidade (discos e matrizes), técnico de corte de acetatos (registo de som em acetatos a partir de bandas magnéticas), operadora de laboratório (análises e ensaios químicos), operador de galvano (pratear acetatos e carregar banhos eletrolíticos) e apontador arquivista (preparação de obra a executar, controlo de matérias-primas e produtos acabados). Como habilitações literárias, o analista principal tinha o curso industrial ou frequência de curso superior, o operador de galvano do ensino primário a frequência de ensino secundário, a apontadora frequência liceal e o técnico de som o curso industrial.

A terceira imagem é a capa de disco de 45 rpm do Grupo Folclórico Poveiro (etiqueta Alvorada, Rádio Triunfo). A editora (também fabricante, como escrevi acima) teve, em dois dos três sócios iniciais, responsáveis nascidos na Póvoa de Varzim, pelo que se aceita a ênfase dada à música local. A fotografia da capa mostra a parte ribeirinha da cidade, já com edifícios altos, e parte das embarcações de trabalho pesqueiro. Os nomes dos dois barcos em primeiro plano identificam uma realidade religiosa: Herança de Deus e Pastorinhos. Esse rancho seria responsável por um dos maiores êxitos da editora: O Mar Enrola na Areia, de 1957.


Sem comentários: